Escolhendo uma escola

POR Letticia Silva 26/10/2017

Escolhendo uma escola

É comum a família ter grandes dúvidas quando partem em busca da escola “certa”, tanto para quem iniciará a escolarização ou para aqueles que procuram uma nova escola. Certamente localização e valores são questões verificadas, porém não são os únicos aspectos observados. A seguir, seguem algumas particularidades que poderão nortear tal escolha:

Estrutura física: atente às necessidades básicas para o desenvolvimento integral da criança. Tem espaços para que ela possa correr e brincar? Verifique se existe espaço suficiente para atender aos alunos.
Segurança: questione sobre a segurança e o atendimento a pequenos acidentes que possam acontecer no interior da escola.
Biblioteca: veja se a escola tem acervo adequado conforme os níveis de ensino. Possui terminais de acesso à internet para consulta? Tais acessos possuem bloqueio de segurança para uso?
Material didático: examine se estão em conformidade com os valores estabelecidos pela família e coletivos ou apenas enfocam os conteúdos a serem trabalhados?
Profissionais envolvidos: pergunte sobre a formação e a qualificação dos professores e pessoal de apoio, bem como a rotatividade dos profissionais.
Proposta pedagógica: é preciso estar atento à capacidade da instituição escolhida em cumprir a proposta. Não se intimide em perguntar sobre o método adotado. Questione como são realizadas as avaliações. Há reforço escolar ou outra estratégia para o acompanhamento e ajuda aos alunos que possam ter dificuldade?
Período integral: Certifique se as atividades do contra turno são coerentes com a proposta pedagógica da escola.
Valor da mensalidade: analise, pois deve estar coerente com a proposta pedagógica e a estrutura oferecida.

Após verificar estes itens sugeridos, é hora de refletir e escolher o que é melhor para a sua família. A responsabilidade é grande, porém, vale lembrar que a escola não deve apenas ensinar conteúdo, mas sim a perspectiva de uma vida melhor.

 

Encontre uma Escola Adventista mais próxima de você:
www.encontreumaescola.com.br